Roupas de cama, mesa e banho precisam de cuidados especiais

Os itens de enxoval, no geral, são fáceis de lavar. Mas, como toda peça, devem ser separadas por cor e tipo de tecido. Também é necessário usar os produtos adequados. Confira algumas dicas que vão descomplicar o processo e deixar suas roupas de cama, mesa e banho limpas e novas.
Lave roupas de cama, mesa e banho separadamente
Roupas de cama e banho ocupam certo espaço na lavadora e, por isso, é indicado lavá-las separadamente dos itens de vestuário da família. Mas, antes de iniciar a lavagem, é importante classificar e separar as peças (por cor, tipo de tecido, desbotáveis ou não etc.).
Depois de conferir a etiqueta, leve em consideração alguns aspectos:
• Separe as roupas pela cor e tipo de tecido. Isto porque algumas peças podem “soltar tinta” manchar as mais claras, além da possibilidade de criar “bolinhas” (peeling);
• Peças muito sujas ou com manchas devem ser lavadas separadamente, independentemente da quantidade;
• Procure não sobrecarregar a máquina de lavar, evitando possíveis problemas com a lavadora e/ou uma lavagem insatisfatória;
• Toalhas de banho devem ser lavadas sempre antes do primeiro uso. Assim, elas absorverão melhor a água e enxugarão o corpo com mais eficiência.
Cuidados com peças do enxoval durante a lavagem
As peças coloridas até podem ser lavadas com alvejantes, mas aqueles classificados como “sem cloro”, para não desbotar as cores originais do tecido. O produto convencional pode ser usado em roupas brancas, de preferência de algodão, e nunca em tecidos como nylon, poliéster, lycra, para não amarelar as peças.
Tanto o sabão em pó quanto o amaciante, devem ser dissolvidos à parte antes de serem colocados na lavadora (pode ser em um balde com água, por exemplo), evitando que fiquem concentrados em alguma dobra da roupa e provoquem manchas devido ao acúmulo dos produtos. O amaciante pode ser usado em praticamente 90% das roupas. Tecidos como viscolycra e nylon dispensam o uso.
Regras para a secagem de roupas de cama, mesa e banho
Na hora de secar deve-se estar atento às seguintes regras:
• Mantenha os varais sempre limpos;
• Sacuda muito bem as roupas para alisar os fios antes de estender e na hora em que recolhê-las do varal, para deixá-las mais fofas;
• Não exponha a roupa diretamente ao sol, principalmente as coloridas, evitando que desbotem. Se necessário, procure estender as peças pelo avesso;
• Dobre as roupas assim que tirá-las do varal ou secadora, facilitando o uso do ferro de passar;
Outra dica é de não passar as toalhas de banho. A passagem a ferro abaixa as fibras e as toalhas ficam com aspecto “endurecido”. Também pode acontecer da umidade do vapor do aparelho embolorar a toalha com o passar do tempo. Já as roupas de cama devem ser passadas para uma boa aparência. Jogos de cama em poliéster dispensam o ferro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s