Teoria das cores e Harmonias para suar decoração – Casas Franklin

Você sabia que a cor da decoração da sua casa, pode dizer muito sobre a sua personalidade? Existe a teoria das cores, que explica como o nosso sistema nervoso lê determinados tons. Baseando-se nisso muitos arquitetos fizeram suas próprias composições, criando ambientes que traduzem o que o cliente quer exprimir. São os ambientes harmônicos, que  as Casas Franklin apresentam agora para você.

Primeiro destacamos a harmonia monocromática, onde utilizamos vários tons da mesma cor, variando sua luminosidade e saturação. De acordo com a escolha dos tons e da sua aplicação nos objetos e superfícies do ambiente, esta harmonia pode ficar bastante elegante, mas há o perigo de parecer monótona, já que o contraste não existe. O preto e o branco podem entrar nesta combinação para realçar algum detalhe e compor o conjunto. Interessante é você colocar uma cor diferente em um pequeno ponto, um detalhe que seja.

Já a harmonia análoga é aquela em que se combinam uma cor primária e as duas adjacentes a ela no círculo de cores. Uma das cores é utilizada como dominante no conjunto, e as outras são aplicadas em detalhes. É uma harmonia mais rica que a monocromática, mas também não apresenta uma cor de contraste.

Na harmonia complementar, busca-se o contraste com o uso de cores diametralmente opostas no círculo das cores. Uma combinação interessante é utilizar uma cor quente e uma fria não saturada, usando uma delas como dominante e a outra nos detalhes que se deseja destacar.

Usando três cores teremos uma combinação em harmonia triádica que apresenta grande contraste, mas ainda sim, em equilíbrio. Novamente, usa-se uma cor como dominante e as outras duas para detalhes.

Por último temos a harmonia complementar dividida que é conseguida quando se utiliza uma cor em conjunto com as duas adjacentes à sua complementar no círculo das cores. Por exemplo, laranja, azul-violeta e azul-verde. Em relação à harmonia complementar, a dividida mantém o contraste, sem apresentar muita tensão visual.

Procure usar cores mais suaves, assim evitará um ambiente carregado. Se você  observar as regras, poderá usar a criatividade sem se preocupar. Então aproveite a ideia de trocar a decoração e dê para a sua casa novos objetos decorativos.  As Casas Franklin estarão de portas abertas para te acolher e te oferecer o que você necessita para compor sua decoração.

Casas Franklin: De Coração para você!

Confira nossas opções de produtos para decoração da sua cozinha. 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s